Convocatória de resenhistas
A R@U – Revista de Antropologia da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) torna pública a chamada para interessadas e interessados em participar da seção Resenhas. A participação consiste na elaboração da resenha de uma obra disponível, desde que aprovada e tramitada pelo devido processo editorial.
A R@U – Revista de Antropologia da UFSCar se compromete com a publicação de resenhas de livros editados no Brasil e no exterior, visando à divulgação de obras produzidas ou reeditadas recentemente na área de Antropologia Social e demais Ciências Sociais, de modo a fomentar o debate acadêmico. Para tanto, a revista disponibilizará os títulos (livros físicos), doados pelas respectivas editoras ou autores, para serem encaminhados aos resenhistas selecionados/as pela Comissão Editorial tendo em vista os candidatos inscritos neste edital.
Por meio das resenhas, pretende-se fomentar discussões críticas a respeito da interpretação dos fatos, dos métodos adotados, das escolhas teóricas ou das perspectivas apresentadas. Incentivamos as/os resenhistas a situarem a obra em relação ao campo mais amplo com o qual dialogam, seja ele o da literatura, política e/ou institucional.
A seleção de resenhistas levará em conta a afinidade temática com o título escolhido, observada através da plataforma CV Lattes pela Comissão Editorial. Cada candidato/a poderá escolher apensa um título para resenhar.
Os títulos disponíveis são:
I. BISPO DOS SANTOS, Antônio. 2023. A terra dá, a terra quer: São Paulo: Ubu Editora, p.112.
II. NUNES, Rodrigo, 2023. Nem vertical nem horizontal: Uma teoria da organização política. São Paulo: Ubu Editora, p.400.
III. CANCLINI, Néstor García (coord.). 2023. Emergências Culturais: Instituições, Criadores e Comunidades no Brasil e no México. São Paulo: EDUSP, p.256. 2
IV. MAUSS, Marcel. 2023 [1904]. A Origem dos Poderes Mágicos nas Sociedades Australianas: Estudo Analítico e Crítico de Documentos Etnográficos. Texto editado por Ari Pedro Oro, Rafael Faraco Benthien e Raquel Weiss. São Paulo: EDUSP, p.184.
V. IZARRA, Laura P. Z.; MITCHELL, Angus & BOLFARINE, Mariana (Org.). Diário da Amazônia de Roger Casement. São Paulo: EDUSP, p.472.
VI. PERUTTI, Daniela. 2022. Tecer Amizade, Habitar o Deserto: Território e Política no Quilombo Família Magalhães. São Paulo: EDUSP, p.320.
VII. PAREDES, Beatriz (Coord.). 2018. O Mundo Indígena na América Latina: Olhares e Perspectivas. São Paulo: EDUSP, p.544.
VIII. NEVES, Eduardo Góes. 2022. Sob os Tempos do Equinócio: Oito Mil Anos de História na Amazônia Central. São Paulo: EDUSP e Ubu Editora, p.224.
IX. IYANAG, Michael. 2022. Alegria é devoção: sambas, santos e novenas numa tradição afro-diaspórica da Bahia. Campinas: Editora Unicamp, p.344.
X. GOLDMAN, Márcio. 2023. Do outro lado do tempo: sobre religiões de matriz africana. Rio de Janeiro: 7Letras, p.284.
As inscrições devem ser realizadas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScBJGtXosQMRofl_3o4yZuqJAiGIfKxF85rSAnEGby 6ElkClw/viewform?usp=pp_url até o dia 12 de setembro de 2023.
O/A resenhista selecionado, após aprovação, deverá assinar o Termo de Compromisso (ANEXO I) se comprometendo a enviar a resenha do livro para o qual se candidatarem até a data limite de 120 dias após seu recebimento. As resenhas deverão se enviadas ao endereço eletrônico rau.resenhas@gmail.com.
O envio dos livros para a/o resenhista será custeado pela R@U; no entanto, em caso de desistência de apresentação da resenha nos prazos acordados o título deverá obrigatoriamente ser restituído à Comissão Editorial, de modo que possa ser disponibilizado para outros resenhistas.
Todas as submissões são avaliadas por pareceristas ad hoc, e possivelmente devolvidas para que sejam realizadas alterações. A submissão não garante automaticamente a publicação no 3 periódico. Também é de inteira responsabilidade da R@U a decisão sobre o volume/número da revista no qual as resenhas serão finalmente publicadas.
Em caso de dúvidas pedimos que encaminhe uma mensagem através de nosso e-mail: rau.resenhas@gmail.com.
Chamada para dossiê: Homenagem a Hélène Clastres
A R@U – Revista de Antropologia da UFSCar, abre chamada para uma homenagem a Hélène Clastres, que tem por mote a ocasião de seu falecimento, mas que propõe tanto um debate sobre a importância de sua obra quanto a reunião de textos com teor etnográfico ou analítico que, direta ou indiretamente, fazem sua reflexão a partir das importantes contribuições da antropóloga francesa para os estudos Guarani e para a etnologia em geral. Os temas do profetismo religioso, do debate sobre as chefias políticas e religiosas, do canibalismo e da tríade natureza/cultura/sobrenatureza, além da busca da Terra sem Mal, que intitulou sua obra mais conhecida, tiveram impactos importantes no debate que se fez e se faz em etnologia e, em especial, nos estudos com povos Guarani e Tupi Guarani. Estimulamos autora/es que queiram revisitar sua obra, sua contribuição, tais temas, mas também que tenham pesquisas que os atualizam, a colaborar em uma coletânea que renda a homenagem que essa grande autora merece.
Organizadores: Clarice Cohn (UFSCar), Diógenes Cariaga (UEMS) e Camila Mainardi (UFG).
As regras de submissão encontram-se no link: http://www.rau.ufscar.br/?page_id=589
O envio dos trabalhos deverá ser feito diretamente para os organizadores:
Clarice Cohn – clacohn@ufscar.br
Diógenes Cariaga – diogenes.cariaga@uems.br
Camila Mainardi – camilamainardi@ufg.br
Prazo limite para envio dos resumos: 01 de outubro de 2023.