Chamadas abertas

Quais mundos em ruínas? O Antropoceno em questão

Organizadores:
Karine Narahara (Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva – PPGBIOS/UFRJ)
Thiago Cardoso (Professor do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia – MPGAP/INPA)

Mesmo antes da pandemia viral que atravessamos, a ideia do Antropoceno já era recorrente no campo da antropologia e também fora dele. O conceito tem sido mobilizado por autores interessados em questões e temas relacionados à chamada “crise ambiental” – a qual tem se mostrado cada vez menos uma “crise”, enquanto algo irrompe, e cada vez mais uma permanência. Mas, ao que exatamente se refere o -antropos do Antropoceno? De que “humanos” estamos falando? Quem exatamente se transformou em uma força geológica? Que mundos foram arruinados? O dossiê pretende reunir contribuições antropológicas que em conjunto buscam provincializar a noção de Antropoceno, trazendo à tona críticas etnográficas e filosoficamente orientadas sobre distintas dimensões do que se convencionou nomear “questão ambiental”. Nosso interesse é mapear questões relacionadas às limitações do conceito Antropoceno, em especial no que diz respeito à aparente universalização das ideias de Humanidade e de Natureza gerada pelo mesmo, confluindo com uma pluralidade de epistemologias e cosmopercepções sobre humanos, não humanos e extra-humanos.

As regras de submissão encontram-se no link: http://www.rau.ufscar.br/?page_id=589

Prazo limite pra envio dos resumos: 13 de março de 2022.
Prazo limite pra envio dos trabalhos completos: 30 de junho de 2022.

chamadarau